Normas e Procedimentos

 

DEVERES DA ESCOLA

  • Zelar pelo exato cumprimento das disposições legais expressas no Regimento e na Proposta Pedagógica;
  • Gerenciar as ações administrativas, técnicas e pedagógicas;
  • Cuidar para que se concretize a filosofia educacional da Escola;
  • Elaborar normas, instruções, portarias ou ordens de serviço, de acordo com a legislação vigente;
  • Promover a integração entre: Escola, Família e Comunidade;
  • Manter organizada e atualizada a documentação da Escola;
  • Assinar, juntamente com a Diretora, os documentos de registro da vida escolar do aluno;
  • Coordenar os serviços de escrituração escolar e arquivo;
  • Planejar, executar e avaliar, sistematicamente, a ação pedagógica, juntamente com o corpo técnico administrativo e docente;
  • Coordenar, juntamente com o professor atividades extras, como: exposições, palestras e excursões para os alunos;
  • Promover as relações interpessoais;
  • Acompanhar o registro do processo da vida escolar do aluno;
  • Acompanhar o processo de ensino/aprendizagem;
  • Acompanhar, analisar e orientar processo de avaliação e o sistema de recuperação;
  • Planejar e conduzir, juntamente com os professores, reuniões de pais;
  • Atender aos pais ou responsáveis pelos alunos, quando for o caso;
  • Manter a ordem e disciplina nas dependências do colégio, valendo-se das normas impostas pela instituição;
  • Garantir a integridade física e moral de alunos e funcionários.

 

REGRAS/NORMAS DA INSTITUIÇÃO

 

  • Uso obrigatório do uniforme;
  • É proibido o uso de boné, chapéu, capuz;
  • Zelar pela limpeza do local, não jogando lixo no chão;
  • Não consumir alimentos fora do horário de recreio;
  • Proibido permanecer em sala de aula sem professor, durante o recreio e ao fim do último horário;
  • Proibido uso de aparelho celular ou similares;
  • Esperar no pátio a chegada do professor para se dirigir a sala de aula, no início do horário e ao fim do recreio.

 

DEVERES DOS PAIS/RESPONSÁVEIS

 

  • Acompanhar o dia a dia do(a) estudante;
  • Estabelecer horário de estudo;
  • Verificar cadernos, deveres e trabalhos;
  • Enviar o(a) aluno(a) com o uniforme completo (blusa, calça, bermuda ou short saia, e tênis);
  • Respeitar o horário de entrada e saída, permitindo ao aluno ser pontual e assíduo;
  • Não permitir que o aluno venha para o colégio portando celulares ou aparelhos eletrônicos (a escola se reserva ao direito de recolhê-los e somente devolvê-los para o responsável) ou outros objetos que não façam parte do material escolar;
  • Participar das reuniões e eventos escolares;
  • Manter o colégio informado no caso de ausência do aluno;
  • Informar a instituição de possíveis problemas com relação à saúde, integridade física e mental do aluno;
  • Informar a secretaria, sempre que necessário, mudanças de telefones e endereço;
  • Atender ao chamado de comparecimento à instituição;
  • Manter em dia toda documentação do aluno, quando solicitada pela secretaria.

DEVERES DOS ALUNOS

 

  • Ser pontual e assíduo;
  • Zelar pelo seu material escolar;
  • Apresentar-se com o uniforme completo;
  • Realizar todos os trabalhos, atividades e para casas;
  • Procurar a coordenação sempre que achar necessário;
  • Não usar objetos que não sejam próprios para à aula daquele horário;
  • Conviver harmoniosamente com colegas, professores e funcionários da escola;
  • Respeitar as regras da instituição;
  • Participar de todas as atividades escolares que concorram para a sua formação;
  • Preservar o espaço físico e o imobiliário da instituição.

 

NÃO É PERMITIDO AOS ALUNOS

 

  • Trazer para o colégio materiais estranhos às atividades escolares;
  • Praticar Bullyng (situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais estudantes contra um ou mais colegas);
  • Utilizar boné, chapéu, capuz nas dependências do colégio;
  • É EXPRESSAMENTE PROIBIDO UTILIZAR TELEFONES CELULARES, SMARTPHONES, MP3, MP4, NOTEBOOKS, TABLETES, E/OU SIMILARES NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO. A utilização de quaisquer um desses equipamentos só poderá ser feita, salvo a prévia autorização da coordenação e professores.
  • Entrar em classe ou dela sair sem permissão do professor;
  • Ausentar-se da Escola sem autorização de um dos integrantes do Serviço Pedagógico;
  • Ocupar-se, durante as aulas, com atividades estranhas às mesmas;
  • Ter consigo material estranho à atividade escolar ou impróprio à moral e aos bons costumes;
  • Causar tumulto nos corredores e pátios, bem como na vizinhança da Escola durante os horários escolares.

 

ADVERTÊNCIAS E OCORRÊNCIAS

 

A advertência é um registro de infração cometida pelo aluno e encaminhado aos responsáveis.

Para os alunos da educação infantil, primeiro e segundo anos uma folha de registro será coloca na parte de dentro da capa do caderno de para casa e nela serão registrados os acontecimentos atípicos que ocorrem durante a aula, como brigas com colegas de classe, uso de palavras de baixo escalão, conversa excessiva, etc.  O registro será feito no dia do ocorrido e entregue no dia seguinte assinado pelo responsável.

Para os alunos do 3º ao 9º a ferramenta para registro de ocorrências será o caderno de ocorrências. Nele serão registrados a falta de um para casa, uma briga com o colega, falta de respeito com o colega/professor/funcionário, conversa excessiva, uso de palavras de baixo escalão, uso do celular durante a aula, dormindo durante a aula, etc.

 

SAÍDA ANTES DO HORÁRIO

 

A saída do colégio antes do término das aulas só será autorizada mediante comunicação prévia por parte dos responsáveis legais do estudante.

 

ATRASOS

 

Os alunos deverão chegar à escola 10 minutos antes do início das aulas. Para os alunos do ensino fundamental II a tolerância para o primeiro horário é de 7 minutos. A entrada em sala de aula, após a tolerância estabelecida, só será permitida no horário seguinte.

 

DOENÇAS

 

Em caso de doença com afastamento médico, a escola deverá ser informada no início e no fim do período de convalescença.

Aluno com febre ou qualquer outra doença não poderá permanecer na escola. O colégio entrará em contato com os responsáveis.

O colégio não se responsabilizará por problemas causados por medicamentos utilizados pelos alunos durante o período das aulas, enviados e ministrados sem o aviso e consentimento da coordenação e/ou direção. Os responsáveis devem programar os horários de uso dos medicamentos de maneira que evitem a medicação do aluno no colégio. Não sendo possível essa programação, e a medicação tenha que ser ministrada no horário escolar, o responsável deverá enviar ao colégio cópia da receita médica e autorização por escrito e assinada, para medicação do aluno.

 

ACIDENTES

 

Apesar dos cuidados e atenção constantes, qualquer aluno está sujeito a sofrer acidentes durante o período que permanecer na escola.

Caso ocorra algum acidente com o(a) aluno(a), durante o período que permanecer na escola, o CCR entrará imediatamente em contato com a família e aguardará a chegada dos pais o mais rápido possível.

Não sendo possível o contato com os responsáveis, e havendo necessidade, o aluno será encaminhado ao hospital público mais próximo.

 

HÁBITOS PARA UMA BOA APRENDIZAGEM

 

  • Contar com apoio e ajuda familiar;
  • Dormir no mínimo 8 horas por dia;
  • Alimentar-se antes de ir ao colégio. Com fome fica mais difícil aprender;
  • Chegar pontualmente, para não perder explicações dos professores e as primeiras atividades;
  • Faltar às aulas somente em caso de necessidade;
  • Não esquecer o material didático em casa;
  • Ter em casa um mural com o horário das aulas, cronograma das avaliações, prazos para entrega de trabalhos e atividades extras;
  • Evitar estudar só na véspera das provas;
  • Estudar um pouco todo dia, assim não acumula;
  • Concentrar-se em sala, na explicação do professor;
  • Tirar dúvidas em sala de aula com o professor; nunca as leve para casa.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, completando a ação da família e da comunidade. Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento.

A criança será observada:

  • Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito comum;
  • Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício, da criticidade e do respeito às ordens democráticas;
  • Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

As observações da criança, serão feitas pelas educadoras, nos aspectos cognitivos, motores e sociais durante todo o ano letivo, e o desenvolvimento anotado em uma ficha individual. Nessa ficha serão analisados aspectos como:

  • 1 – Chegada
  • 2 – Merenda
  • 3 – Hábitos e Atitudes
  • 4 – Participação
  • 5 – Atividades ao ar livre
  • 6 – Desenvolvimento sócio afetivo
  • 7 – Relação da família com a escola
  • 8 – Desenvolvimento Psicomotor (Coordenação motora grossa – Coordenação motora fina)
  • 9 – Expressão
  • 10 – Conhecimento físico e lógico matemático

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL

 

O aluno do ensino fundamental terá a avaliação de seu desenvolvimento e desempenho, realizadas de maneira quantitativa e qualitativa, de forma a gerar a promoção ou não do educando.

Para sua aprovação é necessário que esse aluno obtenha 60% dos pontos distribuídos no decorrer do ano letivo.

O estudante será avaliado em atividades realizadas dentro do espaço escolar e fora dele.

Formas de avaliação:

  • Provas;
  • Exercícios;
  • Para casas;
  • Trabalhos;
  • Participação em sala;
  • Participação em projetos.

Aos alunos do ensino fundamental é dado o direito de realizar atividades de recuperação.

 

Recuperação

Ao final do 1º semestre o aluno que não alcançar a média (30 pontos) terá a oportunidade de realizar recuperação com trabalho e prova. No 1º semestre, não há limite de disciplinas em recuperação. Ao final do 2º semestre, o aluno que não alcançar a média (60 pontos) terá a oportunidade de realizar recuperação com aula, trabalho e prova. No 2º semestre, o aluno com mais de 4 recuperações será reprovado automaticamente.

 

AVALIAÇÕES/ATIVIDADES/PROJETOS/PARA CASAS

 

Para casas

São entregues aos alunos atividades de para casa todos os dias. Os mesmos serão divulgados no site do colégio, para verificação dos responsáveis. É obrigação do aluno copiar o para casa em sala de aula. A realização dessa atividade é avaliada por cada professor. Diariamente os para casas dos alunos do fundamental II (6º ao 9º) são publicados no site do colégio.

 

Projetos e trabalhos

Os alunos realizarão projetos coordenados pelos professores e trabalhos em casa para serem entregues em datas específicas. Os trabalhos serão realizados em todos os 4 bimestres. Os projetos de acordo com o planejamento do colégio.

 

Simulado

Serão realizados 4 simulados no decorrer do ano letivo, com horário de início e término determinados.

O horário será sempre avisado com antecedência e após esse horário não mais é permitida a entrada do estudante para realização da atividade. O atraso significa a perda total dos pontos da avaliação (não há aplicação do mesmo em outra data). O aluno, obrigatoriamente, deverá permanecer por 1:30h (uma hora e meia) em sala realizando o simulado. Somente depois de passado o tempo mínimo é que o aluno poderá ser liberado. Após o termino do simulado, as aulas ocorreram normalmente.

A avaliação é corrigida por gabarito, não são permitidas rasuras.

 

Avaliações

As avaliações bimestrais são realizadas em datas já definidas e acontecem sempre após os simulados, no fim de cada bimestre.

Somente as ausências médicas justificáveis, garantem ao estudante a realização das provas/simulados em outra data.

Ao fim de cada bimestre serão realizadas reuniões com os responsáveis para entrega das notas. Os boletins não serão entregues aos alunos. As reuniões acontecerão no horário de aula e por turma. O colégio avisará com antecedência as datas das reuniões.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I E II 

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

1º Bimestre

  • 8 pts avaliação;
  • 5 pts simulado;
  • 5 pts projeto/trabalho;
  • 2 pts sala.

Total:20 pontos

2º Bimestre

  • 8 pts avaliação;
  • 5 pts simulado;
  • 3 pts trabalho;
  • 2 pts Festa Regional Cultural;
  • 2 pts sala.

Total: 20 pontos

3º Bimestre

  • 12 pts avaliação;
  • 8 pts simulado;
  • 7 pts projeto/trabalho;
  • 3 pts sala.

Total: 30 pontos

4º Bimestre

  • 12 pts avaliação;
  • 8 pts simulado;
  • 7 pts projeto/trabalho;
  • 3 pts sala.

Total: 30 pontos

Observação: a distribuição de pontos acima, é referente às disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Produção de texto. Para as disciplinas de Arte, Educação Física, Música e Ética e Empreendedorismo, a distribuição de pontos é variável de acordo com o bimestre e as atividades realizadas pelos professores.